DESCANSO ATIVO

Essa técnica vai fazer você queimar mais gordura na musculação!

descanso-ativo-261216

Por: Ricardo Wesley

Recentemente postamos um texto falando sobre o HIIT (High Intensity Interval Training), método caracterizado pelo treinamento intervalado: realiza-se estímulos “fortes” intervalados por estímulos “fracos”. Esse tipo de trabalho é extremamente eficaz para a queima de gordura corporal.

A questão é que o HIIT é um treinamento voltado para exercícios aeróbicos especificamente. Mas será que não há uma forma de aplicar algo semelhante na sala de musculação?

Sim, há – e pode ser eficiente também.

Antes de mais nada, é importante dizer que para potencializar os resultados de queima de gordura na musculação de nada adianta querer aumentar as repetições das séries, procurando tornar o trabalho mais “aeróbio”.

O que se pode fazer é planejar alterações no intervalo de descanso, como, por exemplo, reduzir progressivamente o intervalo entre as séries ou adotar a técnica de bi-set.

Porém, existe uma outra técnica menos utilizada nas academias, mas que comprovadamente aumenta a metabolização e utilização de gordura como fonte energética: o descanso ativo.

A premissa dessa técnica é simples: ao realizar mais trabalho – pois o descanso não será passivo, mas ativo – você, obviamente, gastará mais energia, além de manter sua frequência elevada por mais tempo.

Além disso, os exercícios de alta intensidade (como a musculação) elevam muito o nível de cortisol, fazendo com que você libere muitos ácidos graxos (gordura) na circulação sanguínea. No entanto, geralmente a duração do treinamento faz com que você acabe utilizando mais o carboidrato do que a gordura para gerar energia para os exercícios. Logo, adotar o intervalo ativo seria uma forma de utilizar um pouco dessa energia circulante.

E se você está preocupado se essa estratégia poderia influenciar negativamente no seu desempenho de força, fique tranquilo, o impacto nesse sentido é bem pequeno.

Antes de explicar como você adotará essa técnica é importante ressaltar que o descanso ativo vai influenciar positivamente o seu treino sim, mas que o grande diferencial para os resultados está no trabalho resistido (a musculação) que você faz.

COMO USAR A TÉCNICA

O descanso ativo consiste em realizar algum tipo de atividade predominantemente aeróbica entre as séries de musculação.

É importante tomar dois cuidados:

  1. Não aumentar muito o tempo de descanso entre as séries de musculação, pois isso acaba atrapalhando o estímulo do treino;
  2. Não utilizar exercícios extremamente intensos entre as séries de musculação, pois você não conseguirá manter a qualidade mínima no treinamento.

Apesar disso, há algumas situações práticas em que essas regras podem ser quebradas e o treino continuar oferecendo ótimos resultados. Um bom exemplo é o treino de crossfit. Contudo, devemos sempre lembrar que é essencial aumentar a intensidade e o volume do treinamento de forma progressiva, e não brusca.

Vou dar alguns exemplos de exercícios aeróbicos que você pode utilizar entre as séries de musculação:

  • Correr em velocidade média por 60 segundos;
  • Pular corda por 45 segundos;
  • Realizar escada de agilidade por 90 segundos;
  • Fazer bicicleta em alta intensidade por 30 segundos.

Esses são só alguns exemplos de atividades distintas que você pode utilizar entre as séries de musculação. Deu para perceber que a opção pelo descanso ativo não deve fazer com que o tempo de descanso aumente, ficando entre 30 e 90 segundos. Quanto à intensidade, o mais interessante é ficar numa faixa mediana.

Fonte: http://www.elhombre.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s