TREINOS AERÓBICOS, O QUE COMER?

Lanches para antes e depois!

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Por: Raquel Torres Costa Bressan

Normalmente, as pessoas que optam por fazer exercícios aeróbicos estão pensando na definição muscular através da diminuição da camada de gordura corporal, assim também para quem quer emagrecer perdendo peso. Os exercícios aeróbicos são excelentes para os dois pontos citados, pois elevam os batimentos do coração, demandando por mais energia para o corpo, consequentemente gastando mais energia, esta que virá dos alimentos ou das reservas corporais. As reservas corporais armazenam glicose, ou seja, energia. Algumas dessas ocorrem dentro do fígado, sob a forma de glicogênio, ou como gordura, em vários pontos do corpo, como abdômen, coxas, braços, entre outros.

O corpo, quando está se exercitando, necessita de energia para fazer com que os músculos e outras áreas do corpo se mantenham funcionando. Por isso, usa energia para que as funções continuem acontecendo.

Quando o corpo demanda energia, ele irá buscar das reservas. É dessa forma que o corpo consegue diminuir a porcentagem de gordura. Porém, a alimentação é imprescindível para que o atleta consiga fazer os exercícios. Quando não se alimenta antes de exercícios aeróbicos, a busca por glicose no corpo pode desencadear vários processos. Mesmo que você tenha reserva corporal, ela demora a ser processada para virar energia. Caso o corpo não obtenha a energia que necessita durante os exercícios, ele poderá dar uma queda de glicose no sangue (também chamada de hipoglicemia), levando a vários sintomas, como visão turva, tremor, dor de cabeça, náuseas, e, até mesmo, desmaio.

Alimentar-se depois da atividade aeróbica não somente irá prover com energia para reconstrução de possíveis micro lesões nos músculos, mas, também, irá aumentar o metabolismo. O metabolismo refere-se à velocidade em que os processos se desencadeiam no organismo. Quanto mais rápido ele for, mas fácil é perder gordura. Alimentar-se logo após o exercício irá mostrar ao corpo que ele não necessita estocar energia, pois o corpo será reabastecido sempre, mesmo depois de uma atividade em que se gastou muita energia

Dessa forma, a alimentação, mesmo que leve, deve estar presente antes e depois do exercício. Alguns alimentos auxiliam na hora de liberar energia para desempenhar atividades aeróbicas, dando energia durante todo o período de atividade. Vamos conhecer alguns exemplos de lanches leves e saudáveis, ótimos para consumir antes de exercícios cardiovasculares.

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Lanches para antes do treino de aeróbico (1 hora antes da atividade física)

 Pão integral com ricota ou queijo cottage, com suco de laranja sem açúcar;

– Purê de batata doce e atum, com suco de frutas sem açúcar;

– Torradas integrais com patê ou queijo branco, com vitamina de banana e aveia (use leite desnatado);

– Pão integral com peito de peru, queijo fresco light, cenoura ralada, alface e tomate;

– Banana amassada com aveia integral e suco de maçã ou outra fruta que agrade;

– Lanche de pão integral com filé de frango desfiado, queijo cottage, cenoura ralada e tomate, suco de frutas sem açúcar;

Após os exercícios não é necessário comer uma grande porção. A ideia é somente mostrar ao corpo que você irá nutri-lo com energia sempre, não necessitando de guardar energia para períodos escassos. Por isso, lanches leves, com porções pequenas já irão auxiliar na hora de manter seu metabolismo acelerado.

 

Lanches para depois do treino de aeróbico

 Iogurte zero com granola e mel;

 Lanche de pão integral com peito de peru, requeijão light e rodelas de tomate, suco de frutas como melancia ou uva;

 Salada de frutas com mel e queijo cottage;

 Biscoito integral com queijo fresco e geleia de morango, suco de laranja;

 Açaí com granola;

 Purê de batata inglesa (babata mais comum) e filé de frango grelhado, com suco de frutas;

Não se esqueça que durante o exercício é muito importante manter a hidratação do corpo. Então, beba muito líquido, antes, durante e depois da atividade física.

Durante os exercícios aeróbicos existem também as opções de bebidas isotônicas e os suplementos em gel a base de malto dextrina e dextrose (mix de carboidratos simples e complexos). Esses suplementos são sugeridos apenas para atividades mais intensas e de longa duração e devem ser recomendados por um profissional de saúde.

Refeições e lanches sugeridos para atividades aeróbicas como: corridas, natação, bike, lutas marciais, danças e aulas de aeróbicas como body jump, combat, Step, entre outras.

Consulte o médico, ele irá mostrar a melhor maneira de se iniciar uma atividade física.

Fonte: http://www.treinomestre.com.br/

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