LEVANTAMENTO DE PESO BÁSICO

Muita força e pouca frescura

Basico260916a.jpg

Segundo a Wikipédia, o levantamento de peso básico, levantamento(s) básico(s) ou levantamento de potência (powerlifting em inglês) é um esporte de força consistente em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

O levantamento básico surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 60, a partir de antigos exercícios que eram praticados por levantadores de peso olímpico e fisiculturistas.

A partir da década de 1960, começaram a se organizar competições e em novembro de 1972 surgiu a primeira federação que regula o esporte, a Federação Internacional de Levantamentos Básicos (em inglês: International Powerlifting Federation, IPF) e o primeiro campeonato mundial oficial foi realizado em novembro do ano seguinte, 1973. A partir da década de 1980 começaram a surgir outras federações.

A IPF busca reconhecimento do Comité Olímpico Internacional (COI); entretanto, o levantamento básico faz parte dos Jogos Mundiais, que é patrocinado pelo COI. A IPF é a única federação que realiza competições nos cinco continentes.

O levantamento básico é mais praticado nos Estados Unidos e em vários países da Europa e da Ásia (Ucrânia, Polónia, Indonésia e outros).

Competição

Os equipamentos do levantamento básico seguem especificações e são uma barra de aço, discos (ou anilhas) e colares (ou presilhas), para fixar os discos na barra. A barra deve medir 2,20 m de comprimento e pesar 20 kg.

Os discos são feitos de metal e têm os seguintes pesos: 1,25, 2,5, 5, 10, 15, 20, 25 e 50 kg. Para a quebra de recordes, discos mais leves podem ser usadas para conseguir um peso de no mínimo 0,5 kg maior que o recorde existente.

Os colares devem pesar 2,5 kg cada um.

A competição compõe-se de três provas, na seguinte ordem: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

 Agachamento

O levantador põe a barra na altura dos ombros (por cima dos deltóides) — com ou sem ajuda de um auxiliar central — e abaixa-se até formar um ângulo de 90° nos joelhos; deve então reerguer-se e voltar a posição inicial.

basico260916b

Supino

O levantador, deitado num banco, retira a barra dum suporte — com ou sem ajuda de um auxiliar central — desce-a até bem próximo aos músculos do peitoral; em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.

basico260916

Levantamento terra

Uma barra com pesos é colocada no chão. O atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado. O barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.

basico260916c

Os atletas podem fazer três tentativas em cada prova para levantar a maior carga possível e o que tiver maior somatório no total é o vencedor; também há campeonato apenas para o supino. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta mais leve. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver realizado o levantamento primeiro.

Os atletas competem divididos por sexo, idade e categorias de peso: nove categorias femininas (até 48 kg, 52 kg, 56 kg, 60 kg, 67,5 kg, 75 kg, 82,5 kg, 90 kg e acima de 90 kg, e dez masculinas (até 56 kg, 60 kg, 67,5 kg, 75 kg, 82,5 kg, 90 kg, 100 kg, 110 kg, 125 kg e acima de 125 kg).

As federações divergem quanto as regras de execução das provas, como também em relação aos equipamentos de suporte ou proteção (roupas suporte), categorias de peso e idade.

Fonte: http://dicionario.sensagent.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s