LPO, LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO

Como usar em seu treino?

LPO 220816a

Por: Sandro Lenzi

Muitas pessoas baseiam seus treinos no LPO, para obter ganhos específicos, saiba como isso pode ser usado em seu treinamento!
Muitas pessoas acreditam que apenas exercícios específicos, isolados e sem ligação, são suficientes para a conquista de um corpo mais bonito e forte. Porém, em diversas situações, lançar mão de estratégias específicas, pode ser viável do ponto de vista da quebra de platô. Em determinadas situações, mesclar movimentos do LPO com a musculação, pode surtir um efeito muito interessante, principalmente para quem busca o aumento da força e da potência muscular.

Muitos exercícios de LPO, incluindo grande parte dos educativos, se baseiam nos princípios da pliometria. Quando bem aplicados, estes exercícios promovem um aumento considerável de força e potência muscular.

Antes de falarmos mais especificamente disso, precisamos conhecer os principais movimentos do LPO.

LPO 220816b

LPO, aprendendo os movimentos principais!

Basicamente, o LPO é formado pelo arranque e o arremesso. Estes dois movimentos podem até parecer simples, mas exigem uma elevada coordenação de movimento, além da amplitude articular, para que possam ser devidamente executados.

No arranque, o praticante deve tirar a barra do chão e colocá-la acima da cabeça, em um movimento sem pausas. Já no arremesso, que é um movimento dividido em duas partes, o participante tira a barra do chão, leva até a altura do pescoço (Clean) e depois arremessa para cima da cabeça (Jerk).

LPO, como ele pode ser usado de maneira segura e correta!

Tendo em vista que o objetivo deste artigo não é ser direcionado para atletas da modalidade, mas sim, mostrar como o LPO pode ser usado por pessoas que queiram melhorar as valências físicas de força e de potência, de uma maneira interessante e efetiva.

Primeiramente, temos que saber que todos os movimentos, sejam os arranques ou os arremessos, podem ser lesivos, se praticados por pessoas que não estejam adaptadas. Por isso, jamais faça este tipo de treinamento sem uma base bem montada e principalmente, sem o acompanhamento de um bom profissional.

Tanto o arranque, quanto o arremesso, exigem muito de toda a musculatura estabilizadora do Core, além dos músculos das pernas e membros superiores. Resumindo, quando aplicado no tempo certo, o treinamento de LPO pode ser fundamental para a melhora da qualidade das musculaturas estabilizadoras.

Como já mencionei, não são todas as pessoas que podem usar o treinamento de LPO para obter benefícios em seus treinos, afinal, uma série de variáveis precisa ser avaliada.

LPO 220816c

LPO na melhora de seu treino, como e quem deve utilizá-lo!

Sabendo que o LPO neste caso não é um fim, mas sim um meio, alguns públicos se tornam bastante propícios para sua prática.de uma maneira geral, para praticantes de musculação, o LPO pode ser de grande valia no período básico, de pessoas bem treinadas.

Além de visar um desenvolvimento mais global, ele ainda irá melhorar fatores como força e potência, fundamentais para os treinos mais intensos das fases específicas.

Além disso, a melhora da coordenação e da flexibilidade, vão fazer com que seja possível alcançar uma melhor consciência corporal. Isso tudo somado, faz com que o LPO seja bastante interessante para o período básico.

Já no caso de iniciantes, não são recomendados treinos complexos, com tantas articulações envolvidas no movimento. Porém, em determinados casos, é possível usar alguns movimentos do LPO, para a melhora de componentes contráteis, sem a utilização de sobrecarga. Por exemplo, é possível usar com uma pessoa sem problemas de saúde ou restrições, movimentos do LPO e educativos, mas somente com a barra, no intuito de melhorar a força e a coordenação motora.

Lembre-se, cada caso é específico e o que é bom para o outro, talvez não seja bom para você. Por isso, sempre procure ajuda de um bom profissional de educação física! Bons treinos!

Fonte: http://www.treinomestre.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s