EXERCÍCIOS

Faça apenas um para cada grupo muscular

Faça apenas 1 exercício para cada grupo muscular 150216

Por: Henrique Stelzer Nogueira

Essa prática só seria eficaz se o individuo começasse com uma boa carga.

Caros seguidores, vou levantar uma boa questão aqui, e que colocarei em prática em um estudo para posteriormente publicar um artigo científico.

Você que me acompanha deve ter notado que sou um grande questionador de métodos de prescrever um bom programa de treinamento físico e esportivo. Mostrei para vocês artigos científicos, que mostram que métodos diferentes para hipertrofia não produzem resultados diferentes, e que transitar de um treino de hipertrofia para outro, é totalmente desnecessário do ponto de vista científico, que essa troca dá uma falsa ideia de periodização e que tem uma finalidade apenas psicológica.

http://hsntraining.wordpress.com/2013/01/08/diferencas-entre-metodos-do-treino-de-musculacao/

Além disso, mostrei através de artigo científico e dissertação de mestrado que exercícios diferentes não fazem coisas diferentes para o mesmo grupo muscular.

http://hsntraining.wordpress.com/2013/01/31/variacoes-dos-exercicios-ii/

http://hsntraining.wordpress.com/2013/01/01/comparacao-entre-atividade-emg-do-peitoral-maior-deltoide-anterior-e-triceps-braquial-durante-os-exercicios-supino-reto-e-crucifixo/

Mostrei inclusive, como deveria ser organizado um programa de musculação e que periodização só pode ter esse nome quando você varia as cargas de trabalho.

http://hsntraining.wordpress.com/2013/01/27/organizacao-do-treinamento-fisico/

http://hsntraining.wordpress.com/2013/01/28/periodizacao-do-treinamento-fisico/

http://hsntraining.wordpress.com/2012/04/01/aplicabilidade-do-modelo-de-verkhoshanski-para-a-area-fitness/

Mas, após toda essa explicação surge a seguinte questão: Se o que interessa é variar a sobrecarga e a via metabólica durante a periodização, e que exercícios diferentes não fazem coisas diferentes para o mesmo grupo muscular, então o indivíduo poderia realizar em uma sessão de hipertrofia de dorsais 12 séries de remada fechada na máquina ao invés de 3 séries de remada fechada + 3 séries de puxador frontal pronação + 3 séries de remada na polia baixa supinação + 3 séries de puxador posterior ?

Pela lógica, sim, seria totalmente viável, no entanto devemos pensar que o indivíduo precisa fazer todas as séries com bom esforço, por isso, essa prática só seria eficaz se o individuo começasse com uma boa carga no início e fosse diminuindo conforme ficaria muito difícil de sustentar a mesma carga. Por exemplo, diminuiria o peso a ser levantado a cada 3 ou 4 séries.

Mas, essa é uma questão a ser colocada em prática para chegar a uma conclusão, portanto vou realizar um estudo dessa maneira, colocar em prática e comparar os resultados. Assim, fica evidenciado tal questão com seus resultados comparativos.

Mas, pense nessa questão, que se for positiva essa prática, poderiamos economizar tempo de treino e melhoraria a logistica dos treinos, uma vez que não teriamos casos de 5 pessoas revezando um mesmo aparelho enquanto que outro aparelho fica sem ninguem.

Abraços.

Professor Henrique Stelzer Nogueira.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br

 

 

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