ALIMENTAÇÃO FISICULTURISTA

Você é o que você come!

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Como fisiculturista, a sua alimentação deve ajudar a ganhar massa muscular e minimizar a gordura corporal. Alguns princípios básicos devem ser seguidos quando você considera a sua dieta, para que se torne um hábito saudável. Fisiculturistas gostam de falar em comer limpo. Evite comer junk food ou alimentos processados, carboidratos simples e alimentos ricos em sal ou gorduras saturadas. É necessário que seja ingerido carboidratos de médio índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, gorduras boas e vitaminas e sais minerais, para que haja energia para os treinos, recuperação e crescimento muscular e um bom funcionamento  de todo nosso organismo.

COMBINAÇÕES

Não existe alimento completo, que contenha todos os nutrientes necessários. De acordo com o Conselho Americano de Exercício, você precisa pensar sobre as combinações de alimentos que você come, para que sua nutrição seja perfeitamente eficiente. Ele aconselha que você combine diferentes tipos de alimentos em sua dieta para um perfeito aproveitamento e funcionamento de seu organismo, além de ajudar na digestão. Comer carboidratos com proteínas, gorduras  com proteínas, por exemplo.

CARACTERÍSTICAS

A dieta de um fisiculturista possui proteína de alta qualidade, como, carne vermelha magra, frango, peixe e ovos, esses são exemplos de fontes de proteínas de alto valor biológico. O ex Mr. Universo Dave Draper aconselha que você de preferencia as proteínas de alto valor biológico e os carboidratos complexos em sua dieta. Um estudo publicado no Journal Sports Medicine, em 2004, intitulado Considerações macronutrientes para o esporte de fisiculturismo, descobriu que a dieta de um bodybuilder deve ser composta de cerca de 30 por cento de proteína.

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EFEITOS

A dieta de um fisiculturista visa ganho de massa muscular magra, redução de gordura corporal, um suprimento de energia para os treinos, manutenção dos músculos e o bom funcionamento de todo o organismo. Se você prefere a comida nutritiva e saudável dos fisiculturistas, você vai manter o açúcar no sangue estável, aumentar o seu metabolismo, ter maior resistência cardiovascular e evitar o armazenamento  de gordura em seu corpo.

PLANEJAMENTO

Fisiculturistas planejam suas refeições de acordo com o horário e seus treinos. Costumam comer um lanche composto por carboidratos complexos junto com uma pequena quantidade de proteína antes do treino para fornecer energia e evitar uma queda do açúcar no sangue durante e após o treino. Sua refeição pós-treino deve conter proteínas de alto teor biológico, juntamente com um carboidrato de alto índice glicêmico, ambos de rápida absorção para iniciar o processo de recuperação muscular o mais rápido possível, nesse caso aconselha-se o uso de suplementação (Whey Protein mais Malto Dextrina).

AVISO

Quando você planeja sua nutrição para construir músculos, você não deve deixar de hidratar o corpo e consumir os micronutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável, isso significa que você deve beber pelo menos dois litros de água por dia e comer frutas frescas e vegetais para fornecer vitaminas e minerais essenciais. Certas gorduras também são essenciais para que seu organismo funcione corretamente. O peixes são ricos em ômega-3 e ômega-6, por isso você deve incluir peixes como a cavala ou atum em sua dieta.

Fonte: http://campodocs.com

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