AERÓBICOS

Antes ou depois da musculação?

cardio-exercise221214

O certo é fazer os exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os frequentadores de academias, e as respostas costumam ser bastante divergentes entre os profissionais da área. Isto porque esta é uma questão bastante controversa na literatura. Mas o consenso entre os profissionais mais sérios tem sido que depende do objetivo do aluno. Portanto, continue lendo para tirar suas dúvidas e ver qual a melhor solução para o seu caso.

As atividades aeróbicas são excelentes para a saúde, sobretudo do sistema cardiovascular. Também são ótimas para o emagrecimento. Da mesma forma, a musculação vem sendo apontada cada vez mais como uma das atividades físicas com maiores benefícios para a saúde, além de também ser excelente para a perda de gordura. Mais não seria ainda melhor se pudéssemos combinar os benefícios das duas atividades? Claro! Mas fazer os aeróbicos antes ou depois da musculação, como dito no parágrafo anterior, vai depender do objetivo do praticante.

Emagrecimento

emagrecimento221214

A grosso modo, se o objetivo for emagrecer, tanto faz fazer os aeróbios antes ou depois da musculação. O que interessa é o gasto calórico total com as duas atividades, a fim de se obter um balanço calórico negativo. Porém, diversos estudos recentes tem demonstrado melhores resultados com a prática do exercício aeróbico depois da musculação. Isto porque o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético os estoques de gordura corporal. Do contrário, ou seja, com a prática dos aeróbicos antes da musculação, serão necessários em torno de 20 a 25 minutos para as quantidades de glicogênio diminuírem e o organismo utilizar os adipócitos (células de gordura), ou seja,queimar gordura.

Outro fator importante é que após o exercício entramos num período chamado de EPOC, que é a sigla em inglês para “consumo excessivo de oxigênio após o exercício“. Neste período nosso organismo ressintetiza o ATP depletado durante a atividade e consome mais gordura.

Hipertrofia (ganho de massa muscular)

hipertrofia221214b

Caso seu objetivo seja ganhar massa muscular, é importante que você comece com a musculação. Dessa maneira você evita que os exercícios aeróbicos consumam o glicogênio muscular que será necessário para a execução do treino de musculação na intensidade necessária para a hipertrofia. Ou seja, os exercícios aeróbicos irão pré-fadigar a sua musculatura, e você não poderá pegar os pesos que pegaria se não tivesse feito os aeróbios antes do treino.

Se formos pensar em hipertrofia máxima, o ideal é que nenhum exercício aeróbio seja executado. Mas para não abrir mão dos benefícios cardiovasculares desta modalidade, pode-se limitar a sua duração para algo em torno de 20 minutosduas a três vezes por semana, preferencialmente após o treino e com intensidade moderada (40 a 60% da frequência cardíaca máxima). Uma duração ou intensidade superior a isto pode provocar catabolismo.

Endurance e/ou aumento da capacidade cardiopulmonar

hipertrofia221214c

Se o seu objetivo for melhorar a endurance, ou seja, a capacidade de resistência aeróbica de longa duração, ou se for aumentar a capacidade cardiopulmonar, o ideal é começar pelos exercícios aeróbicos, pela mesma lógica do item anterior, ou seja, para que o treino de musculação não “atrapalhe” o seu treinamento aeróbico. O princípio da especificidade do treinamento preconiza que se priorize o objetivo final. Assim sendo, para que todos os substratos energéticos (carboidratos e gorduras) estejam disponíveis em sua totalidade no momento do treino aeróbico, é essencial que ele ocorra antes do treino de musculação.

Portanto, independentemente de qual seja o seu objetivo, você pode aproveitar os potenciais benéficos de ambas as modalidades, bastando para isto ficar atento às questões discutidas anteriormente. Assim, você garante que uma atividade complemente a outra.

Não posso deixar de frisar mais uma vez que é imprescindível que você faça exames médicos e consulte um profissional da educação física antes de começar a praticar qualquer atividade física, a fim de obter apenas os benefícios de sua prática.

É isso. Abraço e bons treinos! Deixe seu comentário!

Fonte: http://edupersonal.com

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s