COISAS QUE ATRAPALHAM NOSSOS OBJETIVOS

Erros e frescuras

Coisas que atrapalham nossos objetivos3

Por: Chantal

Ao longo de quase 30 anos trabalhando na musculação, conheci dezenas de milhares de pessoas, e me deparei com as mais diversas situações envolvendo o esporte, mas uma das coisas mais comuns de se ver são pessoas que começam uma rotina de treino e alimentação em busca de um objetivo e desistem em poucas semanas até mesmo em dias.

Analisando bem cheguei à conclusão que os obstáculos que fazem as pessoas não atingirem o que querem, são criados por elas mesmas, existe uma série de manias do ser humano que a principio parecem que vão ajudar na busca de seus objetivos, mas no final são verdadeiras armadilhas que impedem suas conquistas.

Separei alguns costumes e manias que muitas vezes são a razão do desanimo e consequente fracasso na busca do tão desejado objetivo.

COMEÇAR A MIL POR HORA

As pessoas não sabem começar nada de forma lenta e gradual, elas querem puxar pesado logo de cara, nunca começam caminhado, querem ir direto para corrida, mudam a alimentação da noite para o dia, se ela houve dizer que beber agua faz bem, querem beber 10 litros por dia, se batata doce é boa para o treino, comem quilos por dia e acabam matando seus colegas de treino e seus familiares (flatulência), e isso faz com que tudo caminhe para o fracasso. Temos que ter consciência que todo trabalho tem que começar de forma lenta, e lentamente elevando o grau de dificuldade tanto no treino como na alimentação. Se você é um daqueles sedentários que ficam o dia inteiro sentado, para que começar correndo 10KM, se o seu objetivo é ter uma lesão ou um ataque do coração, você esta no caminho certo, agora se você busca saúde e um corpo melhor, comece com uma caminhada leve de meia hora, vá aumentando o ritmo e o tempo com o passar das semanas, em pouco tempo você estará caminhado num ritmo acelerado por uma hora, e isso será o suficiente para um bom condicionamento cardiovascular, além de queimar uma considerável quantidade de calorias todos os dias.

Na musculação é a mesma coisa, começar com pesos pesados, vão apenas te deixar todo quebrado e até levar a lesões sérias, procure começar bem leve, fazendo os exercícios de forma concentrada, com paciência você ganhara força sem se machucar, de forma gradual, não se preocupe com o que os outros estão levantando, o objetivo é seu e não dos outros, tome muito cuidado também em não treinar demais achando que na musculação quanto mais você treinar mais rápido você atingira seus objetivos, o que acontece com esse excesso de treino geralmente só faz com que os resultados não venham, pois os músculos crescem no descanso e não no treino, essa falta de resultados, aliado a uma rotina de treino exagerado, só fazem com que você desista mais rápido, seu corpo precisa se adaptar gradualmente a seus treinos, assim você ganha condicionamento para treinos mais fortes no futuro.

Alimentação talvez seja o ponto que mais se erra, quando o assunto é atingir metas, vejo pessoas saindo do arroz com feijão e indo para dietas malucas, tipo carbo zero, dietas que logo de cara provam que você não tem a mínima compreensão de como é uma alimentação saudável, você é um leigo seguindo uma dieta burra, criada por outro leigo e burro. A principio não mude muito seus hábitos alimentares, se você faz apenas 2 refeições por dia, aumente para 4, mas me falaram que o ideal são de 6 a 8, calma pequeno gafanhoto, de 2 para 4 refeições por dia no primeiro mês está ótimo, no próximo mês aumente mais 1 ou duas refeições, com isso seu corpo ira se adaptar e você em pouco tempo estará fazendo um numero de refeições mais saudáveis. Outra coisa que você precisa entender, é que o que você come tem que mudar de forma lenta, a principio diminua a quantidade, em vez de fazer um prato que parece mais uma montanha, diminua isso pela metade, mesmo por que você estará fracionando sua alimentação comendo mais vezes por dia, vá trocando alguns alimentos que não vão ajudar em nada em seus objetivos, por alimentos mais saudáveis que só acrescentarão na sua busca por saúde, nada de entrar na academia e sair comprando um monte de suplementos, tem gente que compra suplementos antes de fazer a matricula na academia, nos primeiros meses você precisa se preocupar em melhorar sua alimentação, suplementação + alimentação errada = dinheiro no lixo, esses produtos custam caro e você acaba criando uma dependência psicológica, achando que sem eles seu treino não vai, e assim quando por algum motivo você não puder comprar seu suplemento favorito, você ira treinar sem animo, e isso levará a desistência, acredito que depois de um ano, quando seu treino estiver em outro nível e sua alimentação estiver perfeita, você deva se preocupar com suplementos, antes disso é besteira. Quanto mais radicais forem as mudanças, mais fácil será desistir.

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HABITOS DESNECESSÁRIOS

A outra coisa que sutilmente leva ao fracasso são alguns hábitos, que hoje em dia são muito comuns, devido ao ser humano ter se tornado mimado e fútil, coisas como treinar com parceiro ou ouvindo musica a principio parecem ser estimulantes, mas é só faltar uma dessas coisas que o sujeito já se sente desmotivado, caminhar em esteira vendo TV ou mudar sempre o percurso para tornar a caminhada mais agradável, também são coisas que tem mais haver com frescura do que com desejo de atingir seus objetivos, você precisa estar focado, somente você pode alcançar o que quer, musica, amigos, distrações para passar o tempo do treino mais rápido, só servem para os fracos, se você realmente tiver espirito de vencedor, você estará fechado em um mundo onde fatores como, musica, parceiros de treino e subterfúgios para tornar seu caminho mais suave, não terão lugar, porque na busca do que se quer você terá que ser um guerreiro solitário, disciplinado e totalmente focado, eu disse focado, não bitolado, existem pessoas que não relaxam nunca, e isso é um erro fatal, tire os fins de semana para descansar do treino e da dieta, você vera que quando for segunda feira você estará mais motivado para trilhar o caminho árduo em direção aos seus objetivos.

Outra coisa que derruba o animo de qualquer um é a mania de ficar medindo o braço a cada treino ou se pesando todo dia, seus músculos não irão crescer da noite para o dia, e muito menos você perdera ou ganhara o peso desejado de ontem para hoje, esqueça fita métrica e balança, além de não dar tempo para ter mudança, os números irão te derrubar, de vez em quando conferir as medidas é bom para ver os progressos, faça isso a cada 6 meses, e a balança uma vez por semana está bom de mais.

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CONCLUSÃO

Não que essas coisas não se devam fazer, o que você não pode, é transformar coisas simples e dispensáveis, em coisas fundamentais  na sua rotina de treino, o importante é você trocar essas manias e hábitos inúteis, por disciplina e planejamento, só dessa forma você terá força para atingir seus objetivos.

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