POTÁSSIO

Sua importância na musculação

Potássio 290114

Por: Colunista Portal – Saúde

O potássio é um mineral fundamental no processo de musculação, ele auxilia no processo de contração muscular, manutenção da pressão arterial, regulação dos batimentos cardíacos entre outras funções.

 A deficiência de potássio no organismo durante a musculação pode gerar cãibras e em caso mais graves, arritmias.

Fontes de potássio

Entre as fontes de potássio podemos citar diversos alimentos como a banana, a melancia, mamão, melão, milho, morango, molho de tomate, iogurte, peixes, abacate, feijões, abóbora, damascos secos uvas passas entre outros. Vale ressaltar que alguns suplementos alimentares possuem concentrações de potássio adequadas à prática de atividade física.

Importância no organismo 

Além de auxiliar na contração muscular, o potássio na atividade física previne o surgimento da osteoporose, em especial em mulheres na menopausa. O surgimento de cálculos renais e problemas cardíacos também podem ser evitados ingerindo a dose recomendada de potássio.

Conclusão

Seja através de alimentos in natura ou através de suplementos a ingestão de potássio é indispensável para o indivíduo, principalmente os praticantes de atividades físicas que requerem demasiado esforço muscular como, por exemplo, a musculação. A ingestão de potássio deve ser feita sempre de acordo com o recomendado por um profissional de nutrição, pois tanto a hipocalemia (deficiência de potássio) como a hipercalemia (excesso de potássio) podem causar sérios danos ao organismo.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br

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