O QUE SÃO PROTEÍNAS

Saiba mais sobre elas!

Proteínas 071113

Por Jim Stoppani, Ph.D1

Com certeza você já ouviu falar da relação de proteína e ganho de massa. Mas, você sabe o que exatamente é uma proteína e como ela funciona? Nessa matéria vamos explicar de maneira SIMPLES. Confira.

O QUE É PROTEÍNA?

Proteínas são moléculas grandes e complexas, que desempenham papel fundamental no nosso corpo. Elas constroem, mantêm e reparam os tecidos em nosso corpo.

Enzimas, hormônios, hemoglobinas e anticorpos são proteínas. Elas também atuam como neurotransmissores.

As proteínas são compostas por centenas ou milhares de unidades menores, chamadas de aminoácidos, que são ligados uns aos outros em longas cadeias.

Uma analogia que se pode fazer é, a proteína sendo uma corrente, e cada elo, um aminoácido.

AMINOÁCIDOS

Existem 22 tipos diferentes de aminoácidos que podem ser combinados para formar uma proteína.

A sequência desses aminoácidos determina a estrutura tridimensional de cada proteína, e também sua função.

Desses 22, seu corpo consegue fabricar apenas 13. Os outros são chamados Aminoácidos essenciais, e precisam ser ingeridos. São eles:

  • Isoleucina
  • Leucina
  • Valina
  • Lisina
  • Metionina
  • Fenilalanina
  • Treonina
  • Trptofano
  • Histidina

Os três primeiros são familiares? Pois é, são os aminoácidos contidos nos suplementos de BCAA!

As proteínas de origem animal como a carne vermelha e o leite, são chamadas completas, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais.

Infelizmente, para quem não come carne, a maioria dos vegetais não possuem proteínas completas, porém isso não é um problema grave, basta combinar diferentes tipos.

PROTEÍNA E A MUSCULAÇÃO  

Quando você come algum alimento que contém proteína, seu estômago e intestino precisam digeri-lo, para conseguir quebrar a proteína, e liberar os aminoácidos que a compõem.

Esses aminoácidos serão reusados, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Por exemplo, se você fez musculação, o seu tecido muscular foi danificado, e precisa ser reparado.

E qual a ferramenta utilizada pra repara-lo? Os aminoácidos! E de onde eles vêm? Da proteína! E quanto mais rápido for a absorção dessa proteína, melhor! Entendeu por quê o Whey Protein é tão usado no pós treino?

Muitos pensam que a proteína também é o principal combustível para o corpo durante o exercício, mas não é. Quem cumpre esse papel é o carboidrato.

QUANTIDADE DIÁRIA DE PROTEÍNA

Há muita polêmica sobre a quantidade de proteína que devemos ingerir diariamente, e a quantidade que nosso corpo consegue absorver de uma só vez. Esse número vai depender de diversos fatores, como:

  • Idade
  • Sexo (Homens geralmente precisam de mais proteínas do que as mulheres)
  • Peso (Um indivíduo que pesa 100kg vai precisar de mais proteínas do que um de 60kg)
  • Intensidade de exercícios (Um atleta precisará de mais proteínas do que alguém sedentário)
  • Massa muscular ( Um fisiculturista precisa de mais proteína do que um maratonista, por exemplo)
  • Saúde (Uma pessoa se recuperando de uma doença pode precisar de mais proteína do que uma pessoa saudável)

Por isso, não posso falar um número exato para você ingerir por dia. Procure um profissional da área, que após alguns exames e algumas perguntas, conseguirá lhe falar um número bem próximo de suas necessidades.

BARRAS DE PROTEÍNA

As barras de proteína são muito práticas, perfeitas para aquele dia que você tem que sair correndo de casa, é só jogar uma na bolsa, ou então deixar uma caixinha no escritório.

A maioria contém proteínas, carboidratos e gorduras, formando uma pequena refeição. Por ser em estado sólido, a proteína nela contida não será absorvida tão rapidamente, por isso elas não são ideais para consumo pré ou pós-treino. Servem apenas para substituir algumas refeições, com moderação!

WHEY PROTEIN

Quando o assunto é construção muscular, ninguém ganha do Whey. É a melhor proteína para estimular o ganho de massa magra, antes e depois dos treinos.

Os melhores whey são os Isolados e/ou Hidrolisados, pois são as formas mais puras, sendo digeridas rapidamente.

O whey protein concentrado (a grande maioria dos whey´s) também são bons, mas contém uma quantia razoável de carboidratos e gorduras. (Cuidado, leia o rótulo do seu whey, desconfie. Tem empresas vendendo Whey com mais carboidrato que proteína!).

CASEÍNA

O whey é famoso por sua rápida absorção, mas tem horas que é melhor uma absorção mais lenta, aí entra a Caseína.

A Caseína é ideal antes de dormir, pois a não ser que seja um sonâmbulo, ficamos sem comer um bom tempo enquanto dormimos, e isso inicia o processo catabólico. A caseína impede esse processo, liberando proteína no seu sangue durante horas.

Prefira um suplemento que contenha a Caseína Micelar, que é a de absorção mais lentab (fórmulas contendo “caseinatos” também são boas).

PROTEÍNA DO LEITE

A proteína contida no leite é composta por aproximadamente 80% de caseína e 20% de whey, então sua absorção é relativamente lenta.

PROTEÍNA DA CLARA DO OVO (ALBUMINA)

Antes do whey ser descoberto, essa era a mais famosa.  É uma proteína de qualidade, e em termos de absorção é mais lenta que o whey e mais rápida que a caseína.

Não é muito recomendada para pré ou pós-treino, mas no café da manhã ou durante o dia pode ser muito útil, para manter seu “estoque de proteína” cheio.

PROTEÍNA DA CARNE

O suplemento de proteína da carne, ironicamente, vem em sabores de fruta. Vêm da carne vermelha que teve quase toda sua gordura retirada. É absorvida rapidamente, e uma ótima alternativa para os alérgicos á lactose.

PROTEÍNA DA SOJA

Essa proteína é conhecida por sua habilidade de elevar o nível de Óxido Nítrico, aumentar a liberação do hormônio do crescimento e ajudar na recuperação dos músculos, treino pós treino.  Sua absorção não é rápida nem lenta.

E sobre os rumores do efeito da proteína da soja nos hormônios, os últimos resultados de pesquisas mostram que ela não diminui a testosterona e nem aumenta o estrogênio em homens.

Fonte: http://www.malhandocerto.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s