CULTURISTAS NÃO COMEM FEIJÃO?

Saiba o por que  alguns culturistas deixam de fora esse importante alimento!

Feijão 301013

Por Guimo

Os culturistas não consomem feijão geralmente por algum destes motivos.

1] Crença de que o feijão engorda.
2] Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima.
3] Trabalho para cozinhar muito maior.
4] Tendência das dietas de Campeões Americanos.

De todos os motivos, os mais fortes são o três e o quatro que vou explicar mais abaixo.

1] Crença de que o feijão Engorda

Esta é uma crença errada: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, favas e soja): possuem baixo teor de gordura e são excelentes fontes de proteínas, fibras (entre elas, as beta-glucanas), vitaminas, minerais e fito químicos como saponinas, isoflavonas e frutooligossacarídeos (FOS), com propriedades funcionais de antioxidantes e anti cancerígenos. Ajudam a manter a glicose regular no sangue e diminuir o colesterol. As leguminosas são consideradas como “alimentos especiais” pelo conjunto de sua composição e consequentes propriedades.

Ao contrário do que reza a crença popular, que ” o feijão engorda”, na verdade as leguminosas contribuem para eliminar as gorduras a mais pelo fato de facilitar o equilíbrio do organismo, desde que sejam consumidas na hora certa e na quantidade adequada, para um melhor aproveitamento de todos os seus benefícios.

Todo feijão é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro, para além das suas famosas proteínas sem gordura. O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

O Feijão branco, que quase sempre é consumido como salada, está sendo considerado um grande aliado no emagrecimento e na redução dos níveis de triglicérides do sangue. Além de seus conhecidos nutrientes o feijão branco possui uma extra importante a proteína Faseolamina em maior quantidade. No emagrecimento ela atua como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares, pois é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima alfa-amilase; enzima responsável pela quebra e digestão desses carboidratos(amido que quando quebrado torna-se também a glicose que será absorvida pelo organismo ) que ingerimos.

Sem ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias,açúcares e gorduras no seu corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.

Este processo além de reduzir em cerca de 20% a absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorção da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% do peso em apenas 30 dias. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL ARROZ E FEIJÃO

* ARROZ BRANCO COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 124,69
Carboidratos = 25,47 gramas
Proteínas = 2,32 gramas
Gorduras = 1,18 gramas
Fibras = 0,49 gramas

* ARROZ INTEGRAL COZIDO (Porção de 100 gramas)

Calorias = 76,76
Carboidratos = 14,56 gramas
Proteínas = 1,50 gramas
Gorduras = 1,34 gramas
Fibras = 0,66 gramas

* FEIJÃO COZIDO 50% GRÃO/CALDO (Porção de 50 gramas)

Calorias = 30,5 gramas
Carboidratos = 4,15 gramas
Proteínas = 1,67 gramas
Gorduras = 0,80 gramas
Fibras: 2,10 gramas

Dica: Para minimizar a formação de gases intestinais (flatulência) provocada pelo feijão, recomenda-se deixar o grão de molho em água, de 6 a 8 horas, antes do cozimento. Nesse período, a água de remolho deve ser trocada mais de uma vez.

2] Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima

Certos alimentos são realmente mais “PESADOS”, principalmente se consumidos a noite. A noite não recomendo comer feijão. Este problema de digestão varia de pessoa para pessoa, é a mesma coisa para quem sofre de lactose e não pode tomar leite. Não significa que o leite é ruim, o problema esta com a pessoa. Para alguns comer feijão não trás problema nenhum e para outros causa desconforto, etc.

3] Trabalho para cozinhar muito maior

Quem é Culturista Profissional vai saber o que estou falando. O culturista é que prepara suas refeições todos os dias. Cozinhar arroz é uma coisa, cozinhar feijão é muito mais demorado. Nos dias de hoje, onde todo mundo tem pouco tempo, é sempre mais simples e rapido cozinhar o seu arroz do que cozinhar o feijão.

4] Tendência das dietas de Campeões Americanos

Este para mim é o motivo mais forte porque os culturistas não comem feijão. Primeiro quero que o leitor de Muscle Massa Blog entenda que o Americano não tem o costume de comer feijão.[Eles gostam mais de massa] É por isso que quando você mora um tempo nos Estados Unidos fica com saudade do feijãozinho do Brasil. O Americano não come feijão apenas por costume. Vou dar um exemplo fácil aqui no Brasil: No Rio Grande do Sul tomar chimarrão é a coisa mais normal do mundo. Agora os Paulistas, Cariocas, Nordestinos etc. não tem este costume. Na alimentação do Paulista não tem o chimarrão, isso não significa que o chimarrão é ruim, é apenas o costume da região.

Voltando ao tema do feijão: Os grandes Campeões de Bodybuilding que são Americanos não tem costume de comer o feijão, então eles criam dietas sem o feijão. Estas dietas vão para revistas como Muscle & Fitness, Flex, Musclemag, Muscular Development e para livros de Bodybuilding.

O Brasil e outros países traduzem estas dietas e seus atletas começam a segui-la. Resultado: Um legião de bodybuilders não comem feijão. Posso apostar que se amanhã o Mr. Olympia JAY CUTLER mostrar sua dieta com feijão, em poucos meses os Bodybuilders do mundo estarão adicionando feijão na dieta.

A maioria dos fisiculturistas por motivo de educação e do costume alimentar, não ingerem feijão. Porém o feijão é muito benéfico e deveria entrar para a dieta dos culturistas TODOS os dias.

Mas não são todos os fisiculturistas que não comem feijão, o maior fisiculturista de todos os tempos, Ronnie Coleman é um dos adepto ao feijão na dieta!

O último filme de Ronnie Coleman, chamado de “Ronnie Coleman Invincible” mostra o dia-a-dia deste campeão, mostrando sua dieta, sua suplementação, seu treino e seus hábitos. Todos os dias, Ronnie come uma porção de feijão lá pelas 20:00.

Isso mostra que o feijão, só não pode, como deve entrar para a dieta dos culturistas.

Fonte: http://www.hipertrofia.org

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s