PROGRAMANDO O TREINAMENTO

Uma questão de motivação e imaginação!

arnold 260913

Por Arnold Schwarzenegger

Se você estiver motivado o bastante, encontrará uma forma de garantir que não faltará às sessões de treinamento, não importa o que aconteça.

Uma das queixas mais comuns que ouço é das pessoas que dizem que simplesmente não conseguem achar tempo para ir aos treinamentos. Algumas são jovens fisiculturistas que estão na escola ou têm empregos que dificultam a programação de treinamentos. “Eu invejo os fisiculturistas profissionais”, eles dizem, “que não têm nada para fazer o dia inteiro exceto treinar, comer e dormir”. Quando ouço isso, lembro-me de Sergio Oliva trabalhando toda a noite como açougueiro e depois indo para a academia para treinamentos exaustivos. Ou pelo que Franco e eu tivemos de passar quando éramos os primeiros neste país e tentávamos manter nossa programação de treinamento enquanto trabalhávamos durante o dia assentando tijolos.

arnold-and-franco 260913

Muitos dos meus primeiros melhores progressos eu fiz quando estava no Exército Austríaco e tinha muitas outras demandas fora do horário de serviço. Quando estava fora em manobras por seis semanas na fronteira da Tchecoslováquia e dirigindo tanques 15 horas por dia, tinha que abastecê-los de combustível com uma bomba manual, lutar com enormes galões de combustível, trocar rodas e fazer a manutenção. Dormíamos em trincheiras embaixo dos tanques até que fôssemos acordados todas as manhãs às 6 horas. Mas eu tive outra idéia: meu companheiro e eu levantávamos às 5 horas, abríamos o compartimento de ferramentas dos tanques onde tínhamos halteres guardados e nos exercitávamos por uma hora antes que todos os outros acordassem. Depois de terminarmos as manobras do dia, treinávamos por mais uma hora. Não consigo imaginar quaisquer circunstâncias mais difíceis para treinar, então acredito que encontrar tempo e energia para seus treinamentos é simplesmente uma questão de motivação e imaginação. Cada fisiculturista tem que encontrar um tempo para treinar que se ajuste a sua situação particular.

Mesmo hoje ainda tenho que lidar com os mesmos problemas de programação de horários. Por exemplo, quando eu estava filmando Batman e Robin, tinha que começar a maquilar-me às 5 horas da manhã, o que levava três horas, e não havia tempo para treinar pela manhã. Mas durante o dia, quando havia uma mudança de organização, perguntava quanto tempo isso levaria. “Uma hora e meia”, diziam-me. Então eu aproveitava o tempo para tirar minha armadura de “Homem Gelo”, ir até o trailer de exercícios e realizar exercícios leves, suficientes para bombear-me, mas nada que me fizesse suar muito e estragar toda a maquilagem. Filmando outros filmes, em que tínhamos uma hora de almoço, percebi que não levaria uma hora para comer. Então saía para treinar por meia hora, levava 15 minutos comendo e depois, nos últimos 15 minutos, retocava minha maquilagem para a próxima filmagem.

Todos os atores com quem trabalhei no cinema sabem que eu treino de manhã cedo ou no decorrer do dia e que sempre tentarei fazer com que me acompanhem e realizem alguns exercícios comigo. Nos programas de entrevistas, quando lhes perguntam sobre a dificuldade de filmar, eles sempre dizem coisas como, “Fazer o filme foi fácil. O difícil foi ter que treinar todos os dias com Arnold!”

Então estou totalmente consciente de que programar treinamentos pode também ser um problema para aqueles que não se dedicam a perseguir uma carreira competitiva de fisiculturismo. Ocupados com trabalho, carreira, família ou com a criação dos filhos, as pessoas pensam, “Não há uma única hora do dia que eu possa reservar para exercitar-me”. Mas o ponto principal é este: se você não encontrar tempo, se não realizar o trabalho, não obterá os resultados. Você tem certeza de que não há tempo livre? Por exemplo, li relatórios que dizem que o tempo mais desperdiçado durante o dia é o período entre 10 horas da noite e meia-noite. Seu programa noturno de televisão favorito é mais importante para você do que desenvolver um corpo incrível? Por que não ir para a cama e levantar uma hora mais cedo? Muito já treinei às 5 horas da manhã e, apesar de levar algum tempo para acostumar-me, realizei alguns dos meus melhores treinamentos nessa hora da manhã.

Quando minha esposa, Maria, e eu tivemos uma audiência com o Papa nos anos 80, ele me disse que se exercitava todas as manhãs às 5 horas. Ronald Reagan e George Bush conseguiram praticar uma hora de exercícios por dia quando estavam no governo. Muitos dos homens mais bem-sucedidos nos negócios e na indústria cinematográfica disseram-me que fizeram o seu melhor sem nunca ficarem sequer um dia sem se exercitarem. E esses são os homens mais atarefados do mundo! Como eles conseguem? Eles são bons em organizar seu tempo e reconhecem a importância de incluir o treinamento em suas vidas.

Arnold-Franco-Squatting 260913

Às vezes, é difícil cumprir uma programação porque as pessoas à sua volta, às vezes com boas intenções e outras não, parecem fazer tudo que podem para dissuadi-lo de alcançar suas metas. Por exemplo, de que forma sua família, seus amigos e seu cônjuge apóiam suas ambições de treinamento? Vibrações negativas das pessoas da sua vida podem ser difíceis de lidar. É necessário esforço extra para reter sua confiança e prender-se a sua rotina quando aquelas pessoas próximas a você não aceitam a escolha de suas metas. “Por que você não pode sair para tomar uma cerveja e comer uma pizza?”, eles podem perguntar. E responder que você está em dieta e tem que levantar cedo pode não ter uma recepção positiva. Você pode acabar sendo chamado de egoísta ou egocêntrico por aqueles que não percebem que eles é que estão sendo egocêntrico por não avaliarem como o treinamento é importante para você e o que custa perseverar nesse tipo de esforço. E tenho certeza de que não sou o único que ouviu a namorada reclamar de você levantar às 5 horas da manhã para ir à academia.

Seu regime alimentar pode criar problemas também. Comer com amigos é um rito social muito agradável, mas do qual você terá que abdicar na maioria das vezes. Quando alguém que deveria saber que você está em treinamento continua oferecendo-lhe alimentos que não estão na sua dieta, você sabe que essa pessoa não entende ou, o que é pior, no fundo não tem as melhores intenções.

Muitos fisiculturistas sérios, que trabalham, levam comida para o emprego ou mesmo mantêm um pequeno fogão elétrico na local de trabalho para poderem fazer refeições durante o dia. Ter um chefe que o apóie e entenda o que você está tentando fazer pode ser muito útil. Se você não tem, então simplesmente terá de fazer os ajustes que forem necessários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s