EXERCÍCIOS & CALORIAS

Quanto vale cada exercício em calorias?

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“Não há dúvida que o exercício físico melhora a qualidade de vida, já que tem conseqüências físicas e psíquicas. Previne doenças, otimiza o estado físico, e as funções cardíaca e muscular. Por outro lado, é muito importante, especialmente para os pacientes cardíacos porque, além dos benefícios cardiovasculares diretos, a atividade física alivia a ansiedade e o sentimento de desamparo”.

Os investigadores quantificam a intensidade da atividade física em uma unidade de medida denominada MET, que significa algo assim como equivalente metabólico. Um MET equivale ao número de calorias que um corpo consome enquanto está em repouso. A partir desse estado, incrementam-se os METs na medida que aumenta a intensidade da atividade. Por exemplo, uma atividade leve a moderada representa de 4 a 6 METs, o que dito de outro modo: um corpo, ao realizar esse tipo de atividade, gasta de 4 a 6 vezes mais energia que quando se permanece deitado, em repouso.

“Se uma criança de uns 45 quilogramas de peso, substitui uma hora de TV por uma atividade de 6 METs, perderá mais de 10 quilogramas no ano, se não há mudanças na sua dieta alimentar”, afirma o doutor Jorge Braguinsky, especialista em transtornos da nutrição, de Buenos Aires, Argentina.

Por sua parte a doutora Susana Lipshitz, médica cardiologista da Clínica Bazterrica, também de Buenos Aires, explica quais consumos energéticos, medidos em METs, geram as atividades do lar, as laborais ou a atividade física estruturada.
Intensidade Atividades no lar Atividades laborais Atividade física
Muito leve
3 METs Tomar banho, fazer a barba, vestir. Trabalho de escritório. Conduzir um automóvel. Trabalho sentado (de escritório)De pé (garçom, vendedor) Caminhar (em terreno plano, a 3 quilômetros /hora). Bicicleta fixa, sem resistência. Esteira ligeira
Leve
3-5METs Limpar janelas, juntar folhas no jardim. Cortar o gramado com máquina. Solda ligeira. Marcenaria ligeira. Empapelamento. Conserto de automóvel. Caminhar (5-6 quilômetros por hora). Bicicleta em terreno plano. Esteira muito ligeira.
Pesada
7-9 METs Serrar, subir escadas (velocidade moderada) Carregar objetos. Cavar fossas. Trabalhos com pá. Futebol, patinar (no gelo ou sobre rodas) cavalgar. Montanhismo, esgrima, tênis.
Muito pesada
superior a 9 METs Carregar objetos por uma escadaria. Carregar objetos de mais de 45 quilogramas de peso. Subir escadas rápido. Lenhador, trabalho muito pesado. Futebol americano, Beisebol, Squash, Esquiar, Basquete vigoroso.
Segundo a cardiologista, o ideal é realizar uma atividade programada, quando não é possível encontrar tempo para ir a academia, podem se realizar algumas atividades físicas moderadas, como caminhar com vontade durante 30 a 45 minutos, de duas a três vezes por semana.

Com relação ao consumo específico de calorias em algumas atividades, mostramos exemplo abaixo:

– Andar de bicicleta, a uns 10 quilômetros por hora, consome ao redor de 240 calorias por hora.

– Correr, a 15 quilômetros por hora consome 1.280 calorias a cada hora.

– Caminhar a 3,2 quilômetros por hora, ao redor de 240 calorias a cada hora.

– Caminhar a 4,8 quilômetros por hora, 320 calorias a cada hora.

– Caminhar a 7,2 quilômetros por hora, 440 calorias a cada hora.

Os especialistas sublinham que o sedentarismo é tão ruim quanto fumar. Não obstante isso, a percentagem de pessoas que realiza uma atividade física regular é escassa. Se o hábito de fumar considera-se perigoso, a falta de atividade ainda não é percebida como fator de risco para a saúde.

Por isso, recomenda-se a realização de alguma atividade física moderada como a caminhada ou andar em bicicleta. E, se possível, deixar o carro na garagem.

 

 

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