SISTEMA WEIDER 2ª PARTE

Princípios de treinamento Weider para iniciantes

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1.       Princípio de treinamento progressivo de sobre cargas:

O fundamento para se aumentar o parâmetro de ajustamento físico (força, tamanho, resistência) é fazer seus músculos trabalharem mais duramente do que estão acostumados no dia a dia. Você precisa sobrecarregar progressivamente seus músculos. Por exemplo, para obter força deve tentar sempre lidar com pesos maiores; para aumentar o tamanho muscular, não só deve lidar com pesos cada vez mais pesados, como também aumentar o numero de séries e o numero de sessões de treino; para aumentar resistência muscular de determinada região, você deve diminuir progressivamente seu tempo de repouso entre as séries ou aumentar o número de repetições ou séries feitas. Tudo é progressivo. O conceito de sobre carga constitui-se no fundamento de todo treinamento físico e na base sólida do sistema Weider.

2.       Princípio de treinamento em séries:

Nos antigos dias do sistema Weider, muitos experts sugeriam que os aspirantes ao culturismo executassem apenas uma série de cada movimento em suas rotinas de treino. Se executassem 12 exercícios para uma sessão de treino para todo o corpo, naturalmente executariam 12 séries por sessão. Nosso mais antigo princípio Weider foi o primeiro a defender o fato de se fazer séries múltiplas (às vezes 3 a 4 séries para cada exercício),  a fim de chegar completamente  a exaustão de cada grupo muscular e estimular a máxima hipertrofia do músculo.

 

3.       Princípio de treinamento sistema dividido:

Os músculos podem funcionar juntos ou podem funcionar relativamente isolados um do outro. Cada músculo contribui de alguma forma, para um movimento total, seja como elemento agonístico ou sinérgico. Se você quiser moldar ou desenvolver um músculo ao máximo, independentemente de outros, da melhor forma que puder.  Isso se consegue através de mudanças posicionais anatômicas. Por exemplo, Scott Curl (rosca Scott) isola os branquiais flexores do braço, melhor que pulldons reverso feitos com agarre estrito na máquina para latissimus dorsi, ( close-grip reverse lat. Machine pulldowns).

4.       Princípio de treinamento mistura muscular:

Parte do crescimento corporal constante depende de não deixar nunca o corpo adaptar-se plenamente a uma rotina específica de treinamento. Os músculos nunca devem acomodar-se. Para crescerem, eles precisam estar sobre estresse. Se você variar constantemente os exercícios, séries, repetições e ângulos de pressão sobre os músculos, eles não poderão nunca acomodar-se e ajustar-se ao estresse sobre eles colocado. Uma das minhas crenças mais convictas é esta: para manter seus músculos crescendo é preciso confundi-los.

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