PROTEÍNAS NA DIETA

A sua importância

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Incontáveis vezes temos ouvido falar, ou lido em muitas revistas, que as proteínas são utilizadas para formar músculos. Não é hoje que vamos escrever alguma coisa diferente. Mas, centralizar apenas a esta função, é limitar a importância desse nutriente essencial.

Quando falamos de proteínas, estamos nos referindo a moléculas muito grandes, formadas por centenas de outras moléculas menores chamadas de aminoácidos. Assim, podemos de forma correta fazer uma comparação entre os tijolos que formam uma estrutura maior, por exemplo, uma parede.

Quando essas proteínas são consumidas como os alimentos (carnes, ovos, laticínios, feijões, entre outros alimentos), ou na forma de suplementos alimentares (proteínas do soro do leite, caseinato, albumina), na verdade, o que nós estamos proporcionando ao nosso organismo não são as proteínas, mas os aminoácidos: matéria-prima para que o corpo possa formar as suas próprias proteínas (falaremos daqui a pouco). Isto porque toda proteína que é consumida será digerida pelo sistema digestivo. Assim, a mesma será completamente desmanchada no intestino até seus aminoácidos constituintes, o que no nosso exemplo anterior seria como se demolíssemos a parede para reutilizar os tijolos que a formavam.

Os aminoácidos que resultam da digestão serão então, absorvidos e utilizados por todos os tecidos do nosso organismo e não apenas pelos músculos que exercitamos no treino. Os aminoácidos, é claro, contribuirão para formar a nossa massa muscular, mas não esquecer que o mesmo bife consumido numa refeição, servirá também para fornecer aminoácidos que serão utilizados na formação de outras proteínas importantes no nosso corpo como: proteínas de defesa (anticorpos), proteínas de transporte (hemoglobina), hormônios (Hormônio do Crescimento, insulina), cabelo, unhas, enzimas, além de ajudar na formação ou reparação de outros tecidos corporais e do músculo esquelético, entre muitas outras funções.

É claro que, quando falamos de alimentos, podemos encontrar qualidades de proteínas. As proteínas provenientes dos alimentos de origem animal (carnes, ovos e laticínios) proporcionam uma melhor quantidade de todos os aminoácidos necessários para o organismo. Por isso, que estas proteínas são conhecidas como de Boa Qualidade, ou como as de maior valor biológico. Para poder melhorar a qualidade das proteínas dos alimentos vegetais (cereais, leguminosos), o melhor é realizar a combinação dos mesmos na mesma refeição, que, aliás, o brasileiro já o faz todo dia: ARROZ COM FEIJÃO! Nos suplementos protéicos, fabricados a partir do leite ou do ovo, só encontraremos as proteínas de maior valor biológico.

Vamos com paciência, não pense que consumindo só as proteínas de boa qualidade os nossos músculos crescerão mais rápido, este é um processo lento. Portanto, continue a treinar e se alimentar corretamente que o seu corpo faz o resto.

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