CARNITINA

Funciona ou não?

L-Carnitina 050613

A carnitina tem sido muito utilizada por atletas com o intuito de melhorar a desempenho e por praticantes de atividade física com o objetivo de redução da massa gorda, como fat burner. Estas idéias têm como base, o fato de a carnitina ser um dos componentes do sistema enzimático que controla a entrada de ácidos graxos de cadeia longa (o principal tipo armazenado no organismo) na mitocôndria, sítio de sua oxidação.

Este mecanismo, se comprovado, aumentaria a oxidação de ácidos graxos, durante a atividade física, estimulando os mecanismos de conservação do glicogênio muscular, retardando a fadiga. Até o momento, no entanto, esta via não foi confirmada. Por outro lado, diversos estudos têm demonstrado que a suplementação com carnitina pode ter um efeito benéfico para atletas através de outro processo.

A ingestão de 2g/dia de carnitina (L) promove aumento da concentração intramuscular desta amina, em períodos superiores há 14 dias. Este aumento da disponibilidade de carnitina intramuscular tem sido capaz de alterar a atividade de enzimas oxidativas, favorecendo os processos de produção de energia por esta via.

Como resultado deste aumento nas concentrações de carnitina intramusculares, alguns trabalhos têm demonstrado aumento do consumo máximo de oxigênio, redução do QR e aumento da resistência à exaustão em alguns modelos experimentais. Estes resultados, no entanto, ainda não são consenso, uma vez que alguns trabalhos falharam ao tentar demonstrar estes efeitos pró-oxidativos da suplementação com esta amina.

Desta forma, a eficiência da suplementação de L-carnitina a fim de melhorar a desempenho permanece inconclusiva, caracterizando-se, assim, como excelente campo para a experimentação, quer em humanos, quer em modelos animais. Seu uso, portanto, deve ser, se for o caso, feito sob estrita observação e acompanhamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s