ACADEMIA DOS VELHOS TEMPOS

Um lugar sério para treinar!

Old Gym 200513

Por Animalpack
Tradução: Kleber Nunes

Algumas coisas mudaram ao longo dos anos, outras coisas não. Vamos usar as academias como exemplo.Veja, eu não tenho nada contra as academias comerciais de hoje ou contra seus proprietários que dão duro para tentar fazer alguma grana. Estas academias são bonitas, e na maioria dos casos muito bem projetadas.
Eu tenho visto enormes salas de cardio, salas de spinning, pisos com sistema de amortecimento de impacto, saunas, e vestiários em mármore. Eu conheço uma onde há atendentes que entregam toalhas para os usuários no vestiário.
Isso é legal, mas deixe-me fazer uma pausa brusca aqui. Academias são para treinar, não para sentir-se ou parecer bem.

O que aconteceu as academias hardcore?
O que aconteceu as academias hardcore do passado? Academia como a Billy´s Bodybuilding, ou a World of Fitness?
Hoje em dia os caras chamariam esses lugares de calabouços ou câmaras de tortura, devido todo o equipamento enferrujado, nuvens de carbonato de magnésio, e sujeitos gritando.
O que é que está diferente hoje? Tudo, cara, tudo. A atmosfera. A música. A atitude. A decoração. O equipamento. Os guerreiros que treinavam lá.
Ouça! Até mesmo o cheiro era diferente. Cara, o cheiro. É igual quando você compra um carro novo. O cheiro de um ginásio hardcore era algo sem igual. Umidade de porões mal ventilados. Poças de suor que secavam nos bancos durante anos. O cheiro de urina vindo do vestiário masculino. Apenas pensar nisso já me transporta de volta ao Billy´s Bodybuilding.
A Billy´s Bodybuilding
O nome da academia diz tudo. Pequeno, suficiente, e sem besteiras.
O que mais eu posso dizer sobre aquele lugar? Isto estava instalado em um antigo edifício de pedra onde antes funcionava uma fábrica, talvez 400 m2, com assoalho de madeira sem pintura e um par de esteiras de borracha lançadas aqui e ali. Foi o primeiro ginásio de verdade onde eu estive e “o lugar” para se treinar em Jersey. Um lugarzinho de merda, detonado, tinha rachaduras nas paredes por onde você poderia ver a luz do dia.
Até mesmo o equipamento era primitivo. O lugar era simplesmente empilhado com as porcarias mais básicas. Tão ruim quanto este lugar era, este era o nosso santuário. Esta era a casa. Na Billy´s, todo mundo estava cagando para o que você vestia. Este não era um lugar para garotinhos bonitos. Ninguém se preocupava em combinar cores e roupas. Cara, isso era o bicho. Os únicos sons que você ouviria eram gritos, grunhidos, gemidos e o som de anilhas e de barras. Aqui, você viria para treinar. Nada mais.
Equipamentos para cardio? Não, nós nunca fazíamos cardio na época hardcore. Nós nem conhecíamos o significado da palavra cardio. Nada de cardio e nada de gatinhas. Nos velhos tempos, não havia nenhuma gatinha de spandex ou tanguinhas em nossos ginásios. Nós vivíamos em um mundo de homens e a única vez que nós víamos o sexo frágil era quando elas apareciam por lá para falar com os homens delas.

World of Fitness Gym
Outra academia das minhas academias hardcore favoritas era a World of Fitness. Era a fachada de uma pequena loja, com aproximadamente a metade do tamanho do Billy´s. Eu tinha que dirigir 45 minutos para ir ou para voltar, mas para mim, valia o sacrifício, porque a atmosfera e a atitude que havia ali eram incríveis.
O equipamento não era muito melhor que o do Billy´s, mas eu juro que o cheiro de suor e testosterona que pairava ali era de dureza tão sólida que você poderia cortar isto com um machado.
Dentro da academia, as barras eram rústicas e a maioria deles estava encurvada devido todo o peso que os caras colocavam nelas ou por serem derrubadas desde o alto até o chão após o término de desenvolvimentos.
Tente derrubar um peso em uma nova academia de hoje em dia e o pessoal da administração virá gritar com você. E nem mesmo tente grunhir ou suar, ou você poderia assustar algumas das cabecinhas anti-músculos do local. Vá achar qualquer outra coisa para desperdiçar seu tempo. Vá ler o Wall Street Journal ou algo assim. Eu quero é treinar cara.
Nestas academias…
Nestas academias dos velhos tempos, você não achava merda nenhuma para ler. Nenhum jornal, nenhuma revista, nada. Conversas agradáveis? Não existam. Papinhos rápidos? Sem chance. Este ginásio era todo treino. A única conversa que você ouvia por lá era “quanto você fez de agachamento ontem?” ou “quanto é que você fez de supino hoje?” Eu amava este lugar. Todos os camaradas estavam lá por uma e única razão: Ficar ENORMES.
Bem no meio da World of Fitness havia uma grande clarabóia por onde entrava a luz do dia. Entre 12:00 e 13:00, a luz ficava perfeita para posar. Se você parecesse bem o bastante, você tiraria ali mesmo as suas calça e camisa com os camaradas treinando ao redor. Você sabia que você parecia bom quando todo mundo parava de treinar para ver como você parecia.
Olhando para trás, eu me lembro de ter lá alguns dos melhores treinamentos da minha vida. Por quê? Porque estas academias tinham a atitude hardcore. Elas tinham alma. A cada fôlego de ar que você tomava ali, você sabia que estava em casa. Eu estou lhe dizendo, você não conseguia por os pés em um lugar como aquele e não ter um treinamento incrível. Caras, eu já não tenho mais aqueles dias. Aquela era uma era dourada.
A verdade é que, você não precisa de frescuras para construir um grande corpo. Eu treinaria em uma instalação hardcore em qualquer dia, em vez das academias moderninhas de hoje. Mas não há mais muitas academias como aquelas por aí hoje em dia.
A academia que hoje eu freqüento é bem limpa e bem equipada… Mas a atitude séria ainda está lá, a atmosfera do “não perder tempo com besteiras” está no ar nesta academia, e é exatamente assim que deve ser.
O modo como deve ser se você for sério a respeito do treinamento…
Obrigado

 

Deixe um comentário

